fbpx

Com juro menor, PIB da construção civil tem maior nível desde 2013.

Construção civil cresce 1,6%, depois de anos de desaceleração; melhora no setor pode ser indicativo de retomada do emprego neste ano.

Maior gerador de empregos do país, a construção civil obteve melhor desempenho após cinco anos consecutivos de queda. O setor cresceu 1,6% em 2019, uma alta de 5,4 pontos percentuais em relação a 2018.

Desde os tempos pré-crise, não havia um período tão promissor. Em 2013, último ano de crescimento, a construção civil registrou avanço de 4,5%.

O mercado da construção imobiliária foi impulsionado pelos cortes consecutivos na taxa básica de juros, a Selic, durante o último ano. Com a retomada do acesso ao crédito, o financiamento e a venda de imóveis bateram recordes. Segundo números da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os financiamentos imobiliários cresceram 37,1% em 2019 se comparado ao ano anterior, somando 78,7 bilhões de reais.

“O setor da construção civil gerou 71.115 vagas de emprego para o país em 2019. É o equivalente a 11% dos empregos criados no país. Isso, por si só, já mostra a importância e a relevância do nosso mercado para o desenvolvimento econômico brasileiro”, disse Luiz Antonio França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

Fonte: https://veja.abril.com.br/economia/com-juro-menor-pib-da-construcao-maior-nivel-desde-2013/